domingo, 26 de julho de 2009

A Arte de Leonardo da Vinci

Madonna Litta
1471


The Last Supper (after restoration)
1495


Portrait of Ginerva de'Benci
1474


Mona Lisa ( La Gioconda )
1503


Lady With an Ermine
1476


The Madonna of the Carnation
1456


The Annunciation ,detail
1472


Madonna Of The Yarnwinder
1501


Baptism of the Christ
1472


Baptism of the Christ , detail
1472


Portrait of Beatrice D'Este
1531


Saint John Baptist, detail
1516



***



Leonardo da Vinci (1452 - Florença -Itália /1519 - Roma -Itália) nasceu no pequeno vilarejo de Vinci, nas proximidades de Florença , em 1452 . Autor da Mona Lisa , um dos quadros mais famosos da história , Leonardo era filho *ilegítimo de um tabelião. Ele não teve educação formal e sabia pouco ou nenhum latim, condição que o enchia de um certo ressentimento em relação aos colegas mais ilustrados.

Adolescente, foi aprendiz no ateliê de Verrocchio. Conta-se que certa vez, o mestre estava pintando um quadro sobre o batismo de Jesus Cristo e encarregou o jovem Leonardo de completar a composição com a figura de um anjo. Seu aluno fez um anjo tão perfeito que Verrocchio desistiu de pintar. Adulto , foi uma personalidade polêmica no seu modo de vestir e no comportamento .

Conta-se também que Leonardo tocava, para distrair seu modelo, música composta por ele em instrumentos inventados por ele, como um órgão a água e uma lira . O certo é que a Monalisa del Giocondo se tornou o quadro mais célebre da pintura ocidental. Hoje está no Louvre, como principal atração turística, numa sala em que um Rafael e um Correggio passam despercebidos.

Em 1503, Francesco del Giocondo, um rico florentino, encomendou a Leonardo - e pagou-lhe muito bem por isso - um retrato de sua mulher, Monalisa. Quatro anos depois o quadro não está pronto. Aqui começa o grande debate: quem é a dama do quadro? A mulher de Giocondo? É este o retrato de uma jovem de 26 anos? Ou é o retrato de Constança d'Avalos, Duquesa de Francavilla, "inclusive com o véu negro de viúva?" Há quem afirme - e a sério - que o encantador sorriso é de um jovem, travestido.

O grande mote do trabalho de Leonardo, quer como artista, quer como inventor e cientista, foi a observação criteriosa da natureza. Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao vôo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza.

Fontes
Biografia : Net.SaberBiografia
Imagens : OCAIW - Galeria das Obras de Leonardo da Vinci

***
*Deixei o termo " ilegítimo " pois é assim que consta na biografia . Mas atualmente o mais apropriado é dizer " filho não reconhecido" .
Na minha opinião a obra prima de Leonardo da Vinci é A Última Ceia e não Mona Lisa .
Link interessante sobre a Última Ceia :
A Última Ceia de Leonardo da Vinci

A obra 'O Batismo de Cristo ' tem dupla autoria . Leonardo da Vinci somente pintou os anjos que seguram as vestimentas de Jesus , a pedido do autor , Andrea del Verrocchio . Leonardo , naquela época um adolescente, era pupilo de Verrocchio. Contam que depois de ver a perfeição dos anjos pintados por Leonardo , Verrocchio deixou de pintar .

A biografia do Wikipédia é mais completa , portanto recomendo-a .
Leonardo da Vinci no Wikipedia aqui

Lembrete : Clique na imagem para ampliar

***

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

  ©layout by layla para Arte Ilumina a Vida.